16 de junho de 2015

Documentário "Dom Quixote das Artes"

Mª Helena Scaglia, professora da EAFA da Casa da Cultura participou de um  documentário sobre o artista Paulo de Siqueira. A professora (ex-coordenadora da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew e ex-coordenadora da Escola de Artes Fritz Alt) é pesquisadora do artista há mais de 21 anos e possui um rico acervo documental como  esboços/desenhos do artista, notícias de jornal, catálogos, dentre outros.

Mª Helena na Biblioteca da Casa da Cultura


A iniciativa do documentário partiu da empresa "Margot Produções" de Chapecó que está produzindo o documentário “Dom Quixote das Artes”, sobre a vida e obra de Paulo de Siqueira.


Produção do documentário

Produção do documentário

Equipe de produção junto a Mª Helena e Marina Mosimann na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (anexa à Casa da Cultura)

O filme possui depoimentos com várias pessoas de convivência pessoal e artística profissional com o artista, entre elas Marina Mosimann (marchand e ex-diretora da Casa da Cultura e do Museu de Arte de Joinville). 

Marina Mosimann e Mª Helena

A Casa da Cultura serviu de ambiente cenográfico para o documentário.

Marina Mosimann na Casa da Cultura

Paulo de Siqueira nasceu em Soledade (Rio Grande do Sul) em 1949 e faleceu em Chapecó-SC em 1996, onde possui diversas obras pela cidade. A obra de Paulo de Siqueira presente em Joinville chama-se “O Fundidor” e se encontra em frente à Tupy. Essa obra possui 7 metros de altura e cerca de 3,5 toneladas. Foi entregue à Joinville em março de 1979.

Escultura "O Fundidor"

Reviver a memória e a trajetória de nossos artistas é registrar e vivenciar a arte local. Parabéns aos idealizadores do projeto e à professora pela participação especial.

Fotos de Mª Helena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!